Termos e Condições

Condições de Compra

  1. Titular e Condições Gerais de Contratação

As presentes Condições Gerais de Contratação – de agora em diante designadas “C.G.C.” – regulam as condições de compra dos diferentes produtos disponibilizados na página web www.ifg.pt, propriedade da Infoconseg, Unipessoal, Lda. (de agora em diante designada IFG), com NIF 515197262, localizada na Rua Santa Maria, nº5, 4745-053 Alvarelhos, Trofa – Portugal. 

Os utilizadores que efetuem compras na página web www.ifg.pt aceitam plenamente as presentes C.G.C. e ficarão vinculados por estas, tal e como se fossem redigidas no momento da contratação/compra. 

Será requisito indispensável a leitura e a aceitação das C.G.C., com caráter prévio à compra de qualquer produto, através da pagina web www.ifg.pt

A IFG reserva-se o direito a modificar as C.G.C em qualquer momento e sem aviso prévio. As C.G.C. estarão sempre acessíveis a partir da página web www.ifg.pt, para que os utilizadores possam consultá-las ou imprimi-las em qualquer momento.

  1. Procedimento de compra

O processo de compra na IFG é muito simples: 

Após acederes à página web www.ifg.pt, deverás clicar no canto superior direito em “Entra ou regista-te” e preencher o formulário com os teus dados. Depois de criares a tua conta, irás aperceber-te de que acabas de entrar num mundo tecnológico cheio de novidades e vantagens. Receberás periodicamente emails com as melhores ofertas e promoções, poderás aceder ao teu Painel de Utilizador e o mais importante, poderás fazer a tua primeira compra. Vamos lá! 

À medida que navegas no nosso website e vais encontrando os artigos que procuras, adiciona ao carrinho de compras aquele(s) que pretendes adquirir. Há muito por onde escolher, temos mais de dez mil artigos à tua disposição! Não deixes escapar as melhores oportunidades. Repete o processo e vai adicionando ao teu carrinho de compras, outros artigos que pretendas adquirir. Não te preocupes, é um processo virtual e, tal como quando fazes compras num supermercado, podes alterar a seleção dos produtos escolhidos, antes de avançares com a finalização do teu pedido! 

Na fase de confirmação do pedido, deverás indicar um endereço para envio dos artigos – se tiveres vários – e um de faturação. Também podes escolher o meio de pagamento disponível, que mais se adeque a ti. 

E já acabou? Não! No passo seguinte, visualizarás o resumo do teu pedido. Verifica se existe alguma informação incorreta e/ou se é necessário acrescentar algo. Ao clicares em “Finalizar Compra”, ser-te-á enviado, de forma automática, um e-mail, confirmando a correta receção do pedido, especificando os detalhes do mesmo e, ainda a informação legal correspondente – por exemplo: forma de pagamento selecionada e endereço de envio que indicaste. Se verificares que existe alguma incorreção, quer seja no endereço de envio, ou em qualquer outro aspeto do teu pedido, deverás informar-nos através do Centro de Suporte (sistema de e-mail suporte) ou pelo telefone 22 111 30 12. 

  1. Preços

Os preços e condições de venda têm um carácter meramente informativo e podem ser modificados de acordo com as variações de mercado. Porém, a realização do pedido mediante o preenchimento do formulário de compra, implica a conformidade com o preço oferecido e com as condições gerais de venda vigentes nesse momento específico. Uma vez formalizado o pedido, entender-se-á a compra como realizada e com pleno direito a todas as garantias legais que legitimam os direitos do consumidor adquirente. Desde esse instante, os preços e condições terão caráter contratual. Não poderão ser modificados sem acordo expresso de ambos os contratantes. Todos os preços indicados no site, têm o IVA incluído. Não obstante, verás os detalhes do preço e do IVA antes de finalizar o teu pedido. A IFG reserva-se o direito de modificar os preços em qualquer momento, respeitando sempre o preço indicado no momento da compra. 

  1. Formas de pagamento

4.1 Pagamento mediante cartão de crédito: 

  • Visa 
  • Mastercard 
  • Maestro 

Cartões de crédito 

O cliente pode escolher o pagamento mediante cartão de crédito, realizando-se a operação no momento em que é feita a encomenda. São aceites cartões Visa, Mastercard e Maestro. 

No website www.ifg.pt utilizamos o sistema SSL (Secure Sockets Layer), um sistema de pagamento em ambiente seguro, uma vez que permite a encriptação da informação transmitida durante a transação, assegurando a confidencialidade da mesma. 

Este método é imediato, cómodo e seguro. Ao finalizares o teu pedido, poderás efetuar o pagamento na página do banco. A IFG não terá acesso aos teus dados pessoais. Um pedido com forma de pagamento por cartão, só estará ativo durante uma hora. Após esse período de tempo, o pedido anula-se automaticamente.  

4.2 Por transferência ou depósito bancário: 

Deverás realizar uma transferência bancária para a nossa conta, com o valor total do pedido (a soma total será indicada antes de o confirmares). 

Apenas quando a IFG tiver registo do pagamento efetuado e o valor conste nas nossas coordenadas bancárias, procederá ao envio do respetivo pedido. Na transferência, deverás indicar o nome da pessoa ou a entidade à qual se irá faturar o pedido e o número do mesmo – atribuído automaticamente pelo sistema aquando a sua realização – para além disso, deve ser ainda indicado o beneficiário da operação: 

INFOCONSEG, UNIPESSOAL LDA.
Banco Novo Banco: PT50 0007 0000 0043 8504 5062 3

As transferências oriundas de entidades distintas, podem demorar até dois dias úteis, para serem confirmadas, conforme as instituições bancárias. Os pedidos com pagamento por transferência ou depósito bancário, serão eliminados automaticamente ao fim de 4 dias, caso não sejam realizados. 

4.3 Contra reembolso 

Atenção: Devido à atual situação pandémica causada pela COVID-19, este método de pagamento permanecerá inativo por motivos de segurança sanitária. 

Quando este método de pagamento estiver novamente ativo, poderás realizar o pagamento do teu pedido, aquando a sua entrega pela empresa transportadora. Existem algumas particularidades para realizar o pagamento em contra-reembolso: 

  • Valor máximo do pedido: 400€; 
  • Disponível para pedidos com endereços de entrega de Portugal Continental; 
  • Custo adicional de 5% sob o preço da compra, com um mínimo de 2,50€ de custo de gestão; 
  • Apenas poderás ter um pedido ativo em contra-reembolso. Não poderás fazer um segundo pedido até que o primeiro tenha sido entregue e pago; 
  • Solicitamos que tenhas preparado o valor exato da tua compra, em dinheiro. A empresa transportadora não aceita cheques. Além do mais, poderá não dispor de troco no momento da entrega. 

4.4 Referência Multibanco 

Na IFG podes efetuar o pagamento do teu pedido, comodamente e com segurança, através de uma referência bancária que é gerada no momento da reserva. 

Quando terminares o processo de compra vais encontrar na página de confirmação os dados para pagamento, para que a possas liquidar em qualquer caixa Multibanco ou Homebanking: entidade, referência e montante. Estes elementos são enviados também para o teu e-mail. Os pagamentos realizados através de Referência Multibanco, dispensam o envio de comprovativos. 

Tens um prazo de 48 horas para realizar o pagamento do teu pedido, a contar da data em que o realizas. Lembra-te de que o teu pedido apenas é validado no momento em que recebermos a confirmação do pagamento do mesma. Caso não efetues o pagamento nesse prazo, o teu pedido será cancelado automaticamente e por isso, considerado sem efeito. 

O pagamento por multibanco efetua-se em “Pagamentos de Compras” e apenas permite a operação para cartões de débito emitidos em Portugal. A IFG recomenda este método de pagamento, pela comodidade e maior rapidez de processos, que lhe está associada. Numa situação de devolução de produto(s), o respetivo valor será restituído através da conta de origem do pagamento. 

  1. Valores de envio e prazos de entrega

A entrega dos pedidos realiza-se através da empresa TNT, no endereço indicado pelo cliente, em Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. 

Segundo o Regulamento (UE) 2018/302 , atualmente fazemos envios para Portugal, com os seus respetivos impostos.

O custo exato do envio será indicado sempre no momento da compra, podendo pontualmente ser gratuito em momentos promocionais ou para todas as compras de valor igual ou superior a 250€. Promoção válida apenas para entregas em Portugal (excepto para Açores e Madeira), para produtos vendidos pela IFG (excepto os grandes electrodomésticos).

Após a saída do(s) artigo(s) do nosso armazém (nem sempre é possível realizar o envio no mesmo dia no qual o pedido é efetuado), o prazo de entrega para a Portugal continental é de 48 a 72 horas úteis – salvo os pedidos cuja entrega se realize em cidades distantes dos principais centros urbanos ou de difícil acesso. Nesse caso, o prazo de entrega poderá superar as 72 horas úteis. Envios para Açores e Madeira até 5 dias úteis em função da localidade de destino. 

De qualquer forma, poderás realizar o acompanhamento das diversas fases do estado do teu pedido (em processo, faturado, anulado, enviado, etc.) na área “Encomendas” do website www.ifg.pt

Se no momento da entrega do teu pedido, não se encontrar alguém presente no endereço facultado para o efeito, deverás entrar em contacto com o nosso Centro de Suporte: geral@ifg.pt

Se no momento da entrega do teu pedido, observares de forma clara e visível que determinado artigo(s)/volume(s) apresenta(m) danos provocados pelo transporte ou houver alguma incorreção relativamente à mercadoria recebida, deverás indicá-lo na notificação de entrega e comunicá-lo à IFG, num prazo máximo de 5 dias de calendário, através de geral@ifg.pt , ou através do telefone 22 111 30 12

  1. Garantia

Caso o produto apresente defeito/avaria, o vendedor deverá proceder, à sua reparação, substituição, redução de preço ou resolução do contrato. Toda a gestão do processo é gratuita ao abrigo da garantia do fabricante. A garantia é de 3 anos (novo regulamento em vigor de 3 anos de garantia a partir de 01/01/2022) para artigos novos e 18 meses para Recondicionados (artigos procedentes de exposição ou devoluções efetuadas num prazo inferior a 30 dias) e de 1 ano para artigos Outlet (artigos procedentes de devoluções com ligeiros sinais de uso). 

A garantia não cobre defeitos causados pela utilização indevida do(s) produto(s), defeitos e danos causados por ação externa e/ou manipulação por terceiros. Nesses casos, o consumidor assumirá os custos de reparação e gestão do produto. 

A garantia não cobre produtos modificados ou reparados pelo cliente ou outra pessoa não autorizada pela IFG, bem como produtos que são objetos de contrato especifico. 

A garantia não cobre configuração incorreta de software/hardware pelo cliente, de um equipamento, componente ou periférico. Configuração incorreta de software/hardware ou falha num dispositivo causado por um componente não fornecido pela IFG e incorporado pelo cliente. 

A garantia não cobre infeção de vírus em computador, discos rígidos, disquetes controlador ou outro software adicional. 

 

  1. Direito de Arrependimento / Devoluções / Trocas

Direito de Arrependimento 

Para este efeito, IFG informa que em conformidade com a legislação atual, o cliente pode proceder à anulação do contrato sem necessidade de justificar tal decisão e sem qualquer tipo de penalização, no prazo de 14 dias de calendário a contar da receção da mercadoria pelo cliente. Para tal, as condições estabelecidas neste documento devem ser cumpridas: entrar em contacto a através do e-mail geral@ifg.pt.
 O consumidor só será responsável por qualquer diminuição do valor dos bens resultante da manipulação dos bens que não seja o necessário para estabelecer a sua natureza, características ou funcionamento. 

O direito de rescisão não se aplica aos contratos relativos a: 

  1. A prestação de serviços, uma vez que o serviço tenha sido integralmente executado, onde a execução tenha começado, com o prévio consentimento expresso do consumidor/utilizador e com o reconhecimento por ele de que está ciente de que, uma vez que o contrato tenha sido integralmente executado pelo empresário, terá perdido o seu direito de rescisão.
  2. O fornecimento de bens ou serviços cujo preço depende de flutuações no mercado financeiro que o comerciante não pode controlar e que podem ocorrer durante o período de arrependimento.
  3. O fornecimento de bens feito segundo as especificações do consumidor e do utilizador ou claramente personalizado.
  4. O fornecimento de bens que são suscetíveis de se deteriorar ou expirar rapidamente.
  5. O fornecimento de bens selados que não sejam adequados para devolução por razões de proteção sanitária ou higiene e que tenham sido quebrados após a entrega.
  6. O fornecimento de bens que, após a entrega e tendo em conta a sua natureza, se tenham misturado inseparavelmente com outros bens.
  7. Contratos em que o consumidor e o utilizador tenham especificamente solicitado ao comerciante a sua visita para reparações ou manutenção urgentes; se, durante essa visita, o comerciante prestar serviços adicionais aos especificamente solicitados pelo consumidor ou fornecer bens que não sejam peças sobressalentes necessariamente utilizadas para efetuar a manutenção ou reparação, o direito de resolução deverá aplicar-se a esses serviços ou bens adicionais.
  8. O fornecimento de gravações áudio ou vídeo seladas ou de software selado que tenham sido quebrados pelo consumidor e utilizador após a entrega.
  9. O fornecimento de jornais diários, periódicos ou revistas, com exceção dos contratos de assinatura para o fornecimento de tais publicações.
  10. O fornecimento de conteúdo digital que não é fornecido num meio tangível onde o desempenho começou com o prévio consentimento expresso do consumidor e utilizador com o conhecimento de que perde o seu direito de arrependimento como resultado.
    Assim que recebermos o(s) produto(s), reembolsaremos o valor à mesma forma de pagamento. 

Devoluções / Trocas para Clientes particulares 

Se por qualquer motivo não ficares satisfeito com o artigo que compraste (ou porque o produto não corresponde exatamente às tuas expetativas ou porque não gostas da compra que realizaste, etc.), poderás solicitar a devolução do respetivo valor, num período de 30 dias calendário após a sua entrega sem qualquer custo associado. Os custos de transporte suportados pela IFG, para devolução de Portugal continental, não se aplicando para as devoluções das ilhas, Açores e Madeira. Para o efeito, deves enviar um e-mail para geral@ifg.pt indicando o teu NIF e o número da fatura que recebeste. 

Todos os artigos devem ser devolvidos na suas embalagens e condições de origem, devidamente acondicionados. Caso contrário a IFG reserva o direito de recusar a devolução. 

Devolução de artigos com ofertas e/ou presentes devem ser devolvido na sua totalidade (artigo completo na sua caixa de origem + presente/oferta) para poder ativar o processo de reembolso. No caso de download produtos digitais, caso o tenhas ativado, o respetivo valor será deduzido ao valor do(s) artigo(s). 

Não são admitidas devoluções nos seguintes casos: 

  • O artigo e/ou a embalagem encontra-se danificado; 
  • O artigo encontra-se incompleto, faltam acessórios, com códigos de acesso/password no artigo ou se estes foram manipulados e/ou partidos; 
  • O artigo pré-estabelecido não foi cumprido; 
  • Software aberto/selo quebrado/código ativado, tais como sistema operativo, microsoft office, entre outros. 

Assim que recebermos o produto nos nossos armazéns, após verificação, procederemos ao reembolso do valor pelo mesmo meio de pagamento utilizado: 

Cartão e Referência Multibanco: a devolução será efetuada na tua conta bancária num prazo de 48 a 72 horas, através da conta de origem do pagamento, na próxima liquidação se for cartão de crédito. 

Transferência e Contra-reembolso: deverás indicar-nos o teu IBAN, através do e-mail enviado. 

Apenas serás responsável pela diminuição do valor de bens, resultante de uma manipulação dos mesmos, diferente da necessária para estabelecer a sua natureza, características e/ou funcionamento. 

Devoluções / Trocas para Empresas

Só serão aceites devoluções de material selado em perfeitas condições no prazo de 30 dias de calendário após a sua receção. 
As promoções existentes no website que prolongam o período de entrega de 30 dias não serão aplicáveis às empresas, que terão sempre um período de devolução de 30 dias. 
Tais retornos serão processados como retornos comerciais, uma vez que não existe nenhuma lei que regule os direitos de retorno entre empresas e tais retornos são regulados de acordo com as condições da IFG. 
Não aceitaremos devoluções de produtos em blister ou termo selado e outros produtos que apresentem um selo de segurança de fábrica quebrado; por exemplo, motherboard com cabos não selados, monitores, impressoras, cartões de memória, etc. 
Estas condições não cancelam o direito de garantia ou de troca de produtos defeituosos. A IFG reserva-se o direito de recusar a devolução em caso de deteção de qualquer anomalia no produto devolvido.